O filme sobre o comunismo indiano que você precisa conhecer

Chakravyuh, o comunismo indiano em Bollywood.

A palavra Naxal, Naxalita ou Naksalvadi é um termo genérico usado para se referir a grupos de militantes comunistas que operam em diferentes partes da Índia. Nos estados do leste da Índia continental (Bihar, Bengala Ocidental e Orissa), são geralmente conhecidos como tal, ou se referem a si mesmos como os maoístas… O termo “Naxal” deriva do nome da vila Naxalbari no estado de Bengala Ocidental, na Índia, onde o movimento teve a sua origem.

comunismo-indiano-1

Nos últimos anos, espalhou-se nas zonas rurais menos desenvolvidas da Índia Central e Oriental, como Chhattisgarh, Orissa e Andhra Pradesh, através das atividades de grupos clandestinos, como o Partido Comunista da Índia (Maoísta). Desde 2009, os naxalitas atuam em cerca de 220 distritos em vinte estados da Índia que representam cerca de 40 por cento da área geográfica do País. Eles se concentram especialmente em uma área conhecida como o “Corredor Vermelho“, onde controlam 92.000 quilômetros quadrados. (Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Naxalita)

 

corredor-vermelho

O Corredor Vermelho Creative Commons BY-SA 3.0

E sobre o filme…

O filme Chakravyuh é uma ficção ambientada na situação histórica da luta dos maoístas indianos pelo poder popular. Um agente da polícia infiltra-se no grupo guerrilheiro e causa-lhe pesadas derrotas, porém vai tornando-se consciente da realidade da população camponesa, acossada pelo grande capital e seus jagunços públicos e privados, e acaba por solidarizar-se com ela. A narrativa segue as linhas de um drama clássico, com intrigas, traições, paixões, e um final melodramático que dissolve a trama e reconduz o espectador à questão central, que são as políticas sociais (ou melhor, a falta delas) do governo indiano.

A argumentação em segundo plano, no final do filme, poderia prestar-se à defesa do estado do bem-estar social, porém não opina sobre a viabilidade de lutar por essa política, tendo aliás mostrado claramente que a classe dominante não tem interesse em implementá-la, restando, pois, ao camponês, organizar-se em prol um projeto revolucionário.

Não foi lançado no Brasil…

O filme não foi lançado oficialmente no Brasil. Talvez a única forma de assistir ao filme seja via torrent, que por questões legais não podemos disponibilizar.
A legenda em português (Chakravyuh 2012 Hindi 720p Dvdrip X264 AAC) é uma contribuição de Caio Gomez, com a colaboração de Augusto Mazdaki e Alexandra Kollonta.
Não se esqueça de compartilhar e comentar!
Comente!